O que faz um Psicopedagogo?

Devido à falta de informação e clareza no entendimento de como funciona a Psicopedagogia, nota-se certa insegurança e incerteza das pessoas que procuram esse atendimento. Surgem com isso, questões como: O que faz um Psicopedagogo? Qual o seu campo de atuação? Qual seu objetivo? É uma aula de reforço?  Como esse profissional pode ajudar?

Para responder tais perguntas precisamos entender o que é a Psicopedagogia, pois bem, a Psicopedagogia tem como objetivo compreender os processos de aprendizagem, refletir e intervir sobre questões relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social e afetivo nas situações de aprendizagem.  De uma forma bem prática podemos dizer que é a junção da Psicologia, Pedagogia, Antropologia e Psicanálise.

Através de alguns métodos e atividades o psicopedagogo poderá detectar quem realmente está com dificuldade de aprendizagem, evitando os rótulos muitas vezes colocados erroneamente, que prejudicam as pessoas trazendo-lhe várias consequências, como a baixa-estima e até mesmo o abandono escolar.

A realização do diagnóstico se dá a princípio pela anamnese (entrevista da história de vida), testes, jogos e avaliações diversas, além de visita ao ambiente escolar.

O diagnóstico das dificuldades de aprendizagem é uma das questões mais importantes do trabalho do psicopedagogo, pois requer muita responsabilidade e sensibilidade para descobrir os fatores que interferem na assimilação do conteúdo.

Alguns casos são necessários o trabalho interdisciplinar, pois o diagnóstico precisa ser traçado com a maior precisão possível para determinar as prioridades no tratamento.

As mudanças de estratégias de ensino podem contribuir para que todos aprendam de maneira correta e eficaz, fazendo com que haja menos evasão escolar e mais probabilidade de o aluno permanecer dentro da sala de aula. As crianças e adolescente são e precisam continuar sendo mais importantes que a dificuldade ou a síndrome que apresentam.

Por isso na intervenção psicopedagógica deve-se promover experiências com ênfase no processo e não de adotar o imediatismo, pois é um processo de construção.  A proposta do lúdico é essencial, visto que constitui uma forma prazerosa em aprender e possibilita à criança / adolescente desenvolver suas capacidades e habilidades de modo amplo.

O psicopedagogo deve ser consultado sempre que o indivíduo apresentar dificuldades de aprendizagem, tais como, falta de concentração, atenção e memória, desmotivação e falta de interesse nos estudos, letra ilegível, dificuldade de raciocínio lógico, inversão de letras, hiperatividade, desorganização geral na folha, entre outros.

 

 

 

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